Novembro
Newsletter Dedalus
São Paulo, 28 de Novembro, 2014.

2014 foi um ano e tanto

Ainda falta um tanto para acabar o ano mas vou dedicar este espaço para já fazer uma análise de 2014. Não é vontatde de que este ano acabe, mas sim a pressa em começar a pensar em 2015, sem dúvida um momento que será importante para o crescimento de Cloud Computing no Brasil. Pois o desafio do mercado em reduzir custos e trazer agilidade vai convencer quem ainda estava em dúvida a adotar Cloud e a Dedalus vai estar preparada para esta demanda. Foi assim em 2009, 2011 e será assim em 2015.

Mas 2014 foi um ano e tanto. Como esperado, eleições e copa tumultuaram não somente os negócios mas também nossas vidas. Conviver com todas as extremadas emoções e acontecimentos de ambos os eventos não foi fácil. Desejo apenas que ao cabo de tudo isso nós brasileiros avancemos mais fortes e unidos. Pois o Brasil é isto: seguir apesar das adversidades.

Mesmo assim, ou talvez por causa disso tudo, neste ano vamos celebrar mais um crescimento expressivo, da ordem de 30 a 35% sobre o ano anterior - que também mostrou este crescimento, assim como o anterior a ele. Mas o que mais marca para a Dedalus o ano de 2014 não é o crescimento mas sim a evolução. Como maior parceiro de Google Apps e Amazon Web Services da America Latina (veja bem, atuando somente no Brasil), a Dedalus conquistou ainda neste ano outras referências importantes como por exemplo o reconhecimento da Trend Micro pelo nosso trabalho de segurança na nuvem, que é essencial para centenas de operações de nossos clientes. Também viramos referência para a New Relic em monitoramento de aplicações e anunciamos agora a parceria com a Nazar, que nos dá mais profundidade na análise de performance de bancos de dados na nuvem.

Anunciamos dias atrás que a Dedalus passa a operar como um Cloud Broker, conceito que trazemos para o Brasil e que vai nos aproximar das necessidades de nossos clientes com um portifolio mais completo e organizado de uma forma “clientocêntrica”. É muito fácil a gente se encantar com as tecnologias de Cloud. Mas este posicionamento redobra nossa atenção em centrar nossos processos onde realmente importa: nossos clientes.

Chegamos ontem à marca de 200 clientes novos. Nem deu tempo de celebrar, mais dois foram fechados hoje. Isto significa que conseguimos 10 clientes novos para cada um que parou de usar nuvem neste ano. Além disso, as necessidades destes clientes é diferente. Eles em geral não chegam a nós para testar a nuvem. Eles querem virar a chave, abandonar tudo e considerar a nuvem sua nova solução. É o que eu chamo de “re-born in the cloud”, antepondo ao termo “born in the cloud” que para nós significa apenas que tem muita gente aprendendo a operar ambientes na nuvem, enquanto a Dedalus expressa sua experiência de 25 anos neste novo ambiente. Talvez por isso a AWS nos escolheu para ser a primeira história de sucesso de parceiros do mundo em seu site. Pois tecnologia sem experiência é um perigo. Por isso que admiramos tanto a capacidade da AWS, da Google e da Trend Micro de avançar em Cloud com suas soluções. Maturidade não surge do nada.

Por isso agradeço aos que confiaram em nossa jornada e esperem - na verdade exijam - que a Dedalus continue a liderar o mercado de Cloud Computing pelos anos á frente. É para isso que estamos aqui.

Boa leitura.

Maurício Fernandes

 

Dedalus Prime anuncia parceria com a startup Nazar

Dedalus Prime anuncia parceria com a startup Nazar

Nível de Serviços é ampliado com o fornecimento de solução inovadora de monitoramento de aplicações na nuvem da Amazon Web Services

A Dedalus Prime, primeiro Cloud Services Broker brasileiro, acaba de firmar acordo com a startup brasileira Nazar para o fornecimento de solução inovadora de análise de desempenho de aplicações e banco de dados na nuvem da Amazon Web Services. A parceria faz parte da estratégia de fortalecimento da companhia como provedora de soluções para a Cloud, reforçando o Nível de Serviço oferecido.

Mesmo em ambientes rápidos e de alta disponibilidade, como é o AWS, o desempenho das aplicações e banco de dados pode ser melhorado a partir da análise do comportamento de sua utilização. Com o NAZAR.IO, criado pela Nazar, é possível ter uma visão precisa do que ocorre no ambiente e medidas para elevar a performance da infraestrutura em Cloud podem ser tomadas. Com o monitoramento dos bancos de dados é possível encontrar, com exatidão, os gargalos e suas origens, possibilitando intervir nos processos que afetam o desempenho.

O NAZAR.IO realiza a análise sem comprometer o ambiente em Cloud e ajuda a resolver um dos maiores provocadores de queda de desempenho dos ambientes de TI, que é a deficiência na comunicação entre a aplicação e o banco de dados compartilhado, na maioria das vezes, por diferentes áreas de uma empresa. A qualidade dos resultados proporcionados pelo NAZAR.IO motivou a Dedalus a investir na parceria e oferecer aos seus clientes Amazon Web Services esta nova capacidade. A solução funciona com Postgres e MySQL, sendo que os clientes que já possuem o Nível de Serviço Manager e Enterprise receberão o Nazar sem custo adicional. A versão para SQL Server está prevista para o primeiro trimestre de 2015 e também será incorporada sem custo adicional ao contrato.

“A ferramenta é inovadora porque ela resolve definitivamente o problema pela ‘aprendizagem de máquina’ a partir dos dados de desempenho coletados dos bancos de dados. Com isso, o Nível de Serviços Dedalus adiciona uma nova capacidade à sua atuação e poderá permitir ajustar o uso das aplicações que estão na nuvem AWS. Ao permitir se antecipar na identificação dos gargalos de desempenho a solução promove a prevenção de problemas futuros que possam comprometer toda a operação de um negócio”, comenta Mauricio Fernandes, presidente da Dedalus Prime.

O grande segredo do NAZAR.IO, segundo Fernandes, é que a nova tecnologia utiliza a "aprendizagem de máquina" a partir dos dados de desempenho coletados dos bancos de dados. Alertas são enviados para a equipe de DevOps sobre todo e qualquer comportamento fora do padrão para que possa aplicar resoluções para cada um desses problemas identificados. Com isso, o Nível de Serviços Dedalus adiciona uma nova capacidade à sua atuação e poderá permitir ajustar o uso das aplicações que estão na nuvem AWS”, destaca Fernandes.

"Ter a nossa tecnologia reconhecida e adotada por uma empresa referência como a Dedalus Prime é, sem dúvida, motivo de muito orgulho e um marco importantíssimo na trajetória da nossa empresa. Com isso, esperamos ganhar uma projeção nacional e, então, nos prepararmos para uma expansão internacional", comenta Antônio Inocêncio, CEO da Nazar.

 

AWS Re: Invent 2014 e Caso de Sucesso Dedalus / AWS

AWS re:Invent 2014 – Dedalus participa de painel sobre segurança

No maior evento da comunidade global de Amazon Web Services, o AWS re:Invent 2014, que aconteceu de 11 a 14 de novembro em Las Vegas, a Dedalus teve participação destacada, como tem acontecido em suas últimas edições, inclusive participando este ano de um painel sobre Responsabilidade Compartilhada de Segurança na Nuvem, em parceria com a Trend Micro. Assista aqui.

Como o AWS re:Invent 2014 é uma oportunidade para aprender mais sobre a computação em nuvem, o evento teve uma ampla programação de apresentações que realmente ajudaram muito aos participantes na compreensão do ambiente AWS e seus benefícios para as empresas em sua jornada para a computação em nuvem.

Destacamos aqui os 2 keynotes do primeiro dia, com Andy Jassy, vice presidente da AWS, e do segundo dia, com Werner Vogels, CTO da AWS, que podem ser vistos e revistos nos links abaixo.

Primeiro dia

Segundo dia


 

Caso de sucesso Dedalus AWS

A Dedalus é a primeira parceira AWS a ter sua história publicada no site internacional da AWS. Um orgulho para nosso time e para nossos clientes, que acreditaram em nós desde o início. Clique aqui para ler mais este reconhecimento de nosso trabalho.

 

Resumo sobre a participação de nosso parceiro Trend Micro no AWS Re:Invent

Boot Camp (técnico) com o assunto: Improving Your Security Operations with AWS – Faça o download do material utilizado.

Sessão onde apresentaram como automatizar a segurança em AWS. Assista a gravação desta sessão.

Entrevista com três clientes que explicaram como protegem melhor seus sistemas em AWS com as tecnologias da Trend Micro:

» Jason Cradit, Willbros

» Aaron Hughes, Washington Department of Fish & Wildlife

» Barry Nowak, Great Lakes Health Connect

O VP de Cloud mundial da Trend Micro deu uma entrevista para a AWS e compartilhou sua visão sobre a segurança. Veja este entrevista

Para mais informações sobre todas as soluções Trend Micro para Datacenter & Cloud, clique aqui.

Google Apps para todos

Google Apps para todos: The Apps Show no YouTube, toda quarta-feira às 16 h (horário de Brasília)

Em outubro começou a segunda temporada do The Apps Show. Debbie e John apresentaram notícias sobre o Google Apps, compartilharam dicas e sugestões para aproveitar melhor o Formulários, o Grupos e o Planilhas Google, além de mostrarem como os Googlers colaboram.

Adicione The Apps Show à sua playlist do YouTube.

 

 

Genciamento de versões de arquivos que não são do Google no novo Google Drive

Assim como a versão anterior do Google Drive, o novo Google Drive permite ver e gerenciar versões de arquivos em formatos que não são do Google.

Como funciona: basta clicar com o botão direito em um arquivo que não é do Google no Drive e selecionar "Gerenciar versões". Também é possível clicar no menu "Mais ações" na barra de ferramentas e selecionar "Gerenciar versões".

 

 

Maior facilidade de acesso dos convidados a vídeo chamadas do Hangouts

Este lançamento permite que os clientes do Google Apps compartilhem links para vídeo chamadas do Hangouts para que usuários externos que não foram convidados explicitamente peçam para participar. Isso também evita erros quando os convidados participam com Contas do Google alternativas.

Por exemplo, uma pessoa que usa o Hangouts for Work convida um contato para um Hangout pela agenda, mas o contato se conecta pelo navegador, onde ele fez login com a conta pessoal.

Como funciona:

  • As pessoas que estão no mesmo domínio que o Hangout podem permitir o acesso à vídeo chamada para participantes externos com o link.
  • As vídeo chamadas que são compartilhadas com o link exigem que alguém no domínio do aplicativo do Hangout aceite quem solicitou acesso.